terça-feira, 26 de março de 2013

Coreia do Norte aponta mísseis para alvos dos EUA


Governo de Kim Jong-un promete uma resposta dura em represália a acordo militar entre EUA e Coreia do Sul

A Coreia do Norte colocou nesta terça-feira, 26, suas tropas em posição de combate e apontou armas para alvos americanos em Guam (Oceania) e Havaí. O governo norte-coreano ordenou que suas unidades de mísseis estratégicos estejam prontas para disparar a qualquer momento. Segundo a agência norte-coreana KCNA, o país também tem na mira alvos da Coreia do Sul.
Leia mais: Coreia do Sul e EUA assinam plano militar
A ação é uma represália ao acordo de defesa mútua firmado entre EUA e Coreia do Sul na última segunda-feira, 25, e ao sobrevoo de caças americanos sobre a península coreana, durante os exercícios militares conjuntos com a Coreia do Sul.
Um novo Pearl Harbor?
Um comunicado do governo de Kim Jong-um prometeu uma ação dura para resguardar a soberania do país. “Mostraremos a dura reação de nosso exército e povo para salvaguardar através de ações militares nossa soberania e dignidade”, diz a nota.
Por sua vez, o ministério da Defesa da Coreia do Sul ordenou ao exército que responda com dureza qualquer agressão, mas admitiu que “até o momento não houve nenhum movimento de tropas excepcional”.
A ameaça norte-coreana ocorre no dia em que o país lembra o afundamento do navio sul-coreano Cheonan. O afundamento, que matou 46 marinheiros sul-coreanos, foi atribuído a Pyongyang, que nega a acusação. O fato contribuiu para aumentar a tensão entre os dois países.

Nenhum comentário: