quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Instituto de desenvolvimento Social do Carajás

 

 






              Fazendo o Presente com os Pés no Futuro...


Um projeto que iniciou há 1 ano e 8 meses em parceria com a igreja evangélica Betel, tem dado tão certo que já começou a mobilizar a sociedade. O idealizador do projeto é Newton Pereira Mathias 44 anos, mais conhecido por Júnior Carajás. Ele lembra que o projeto nasceu da ideia de disciplinar algumas crianças da igreja que estavam com comportamento inadequado para sua idade, então decidiu leva-las ao campo de futebol para através do esporte mudar sua conduta.
Mas a iniciativa foi tão positiva, que outras crianças se interessaram, outros pais procuraram a igreja para que seus filhos também treinassem futebol na escolinha, que hoje comemora uma grande conquista, já são 58 alunos cadastrados que a partir de agora passam a treinar no Clube Sossego da mineradora VALE, através de uma parceria conquistada pela madrinha do projeto Renata da Vale, que após conversar com o presidente do clube Antônio Carlos e explicar do que se tratava, ele não só concedeu o espaço físico do clube, como também abraçou a causa.
Júnior informou que antes os treinos eram feitos num campinho bastante inadequado e sem nenhuma estrutura, e que hoje ao ver as crianças chegando ao clube ficou emocionado de ver a felicidade com que elas admiravam o local. Com quase dois anos de existência a escola de futebol da igreja Betel tem mudado a vida de muitas crianças, o comportamento em casa já não é mais o mesmo “as crianças agora estão bem mais disciplinadas, tanto em casa quanto na escola”, afirmou Júnior.
Júnior Carajás informa que a escola está de portas abertas para receber a comunidade, mas que tem alguns pré-requisitos para os jovens atletas que desejam participar, por enquanto só está aceitando estudantes de 10 a 15 anos de idade e devem ter um bom rendimento escolar, e ser obediente aos pais. Essas condições são indispensáveis, porque? Júnior explica que não está buscando um Ronaldinho no campo e sim ajudando a formar cidadãos de bem.
Antônio Carlos 49 anos presidente do clube sossego, afirmou que desde que iniciaram o trabalho no clube, eles tinham vontade de fazer algo voltado para crianças, declarou ainda que em Canaã falta incentivo ao esporte. “faltava um direcionamento, algo que disciplinasse essas crianças dentro de um ambiente saudável”. Declarou Antônio Carlos que inclusive já pensa até em formar um clube de futebol com essas crianças, mas sabe que para que isso aconteça precisa ter mais que boa vontade, tem que ter investimento e esse será o próximo passo, buscar investimentos e estimular a competitividade, pois logo logo quer ver esse time disputando com outros times.
Para a missionária da igreja Betel, Valdicélia Silva de Jesus Santos Martins 39 anos, o momento é de plena felicidade, diz ainda que há muito tempo esperavam por uma oportunidade como essa, mas que nunca imaginou algo tão grande. “A igreja sempre se dedicou oferendo o máximo para essas crianças por que elas realmente precisam e merecem”, afirmou a missionária. Além de ensinar futebol, esses alunos também recebem aula bíblica todo domingo na escola dominical da Igreja Betel que é seguida sempre de um café da manhã reforçado, segundo Valdicélia isso é importante para a formação do caráter e da personalidade de cada um. E quanto ao objetivo principal da igreja, é mesmo formar cidadãos, mas que se vier daqui um Ronaldinho que seja bem vindo.

Fonte: Jornal O pioneiro





Nenhum comentário: