domingo, 14 de agosto de 2011

Brasil tem pelo menos 100 magistrados sob ameaça


Estado do Paraná é o que tem o maior número de juízes sob ameaça, seguido pelo estado do Rio de Janeiro
Dados divulgados nesta sexta-feira, 12, pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) revelaram que pelo menos 100 magistrados estão sob ameaça no Brasil.
Leia também: Juíza é morta a tiros em emboscada
Esse número, entretanto, pode ser maior, uma vez que alguns tribunais ainda podem encaminhar atualizações — o pedido foi feito pela Corregedoria Nacional de Justiça.
Os tribunais informaram que há atualmente 69 juízes ameaçados no Brasil, 13 sujeitos a situações de risco e 42 escoltados, sendo que muitos deles se enquadram em duas dessas situações ao mesmo tempo, como, por exemplo, ameaçados com escolta ou em situação de risco com escolta.
Juíza é assassinada a tiros
O estado do Paraná é o que tem o maior número de juízes sob ameaça: ao todo são 30. Depois vem o estado do Rio de Janeiro, com 13 juízes ameaçados.
Na madrugada desta sexta-feira, 12, a juíza Patrícia Lourival Acioli, da 4ª Vara Criminal de São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, foi assassinada a tiros ao chegar em casa, em Niterói.
Reforço na segurança
O nome da juíza estava em uma lista de pessoas marcadas para morrer encontrada com um homem acusado de ser chefe de uma milícia em São Gonçalo que foi preso em janeiro deste ano.
Em junho, a Corregedoria Nacional enviou ofícios a todos os tribunais do país pedindo dados sobre ameaças a juízes e recomendando “a adoção de práticas efetivas para garantir a segurança dos magistrados”. Um grupo de estudos foi criado pelo CNJ há cerca de três meses para diagnosticar os problemas na segurança dos magistrados.
Fontes: G1 - Sobe para 100 número de juízes ameaçados, diz CNJ, Jornal do Brasil - Ao menos 100 magistrados estão sob ameaça no Brasil
Compartilhe
Tópicos Relacionados

 Fonte: Conselho Nacional de Justiça, juízes

Nenhum comentário: