segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Por falta de dinheiro Independência do Brasil em Canaã dos Carajás é comemorado no dia 05 de outubro. E quando será o natal?

A população de Canaã dos Carajás esta revoltada com a falta de planejamento da Secretaria de Cultura, pois uma das datas, mas importante do Brasil a Independência do nosso país não tem nenhuma importância para a prefeitura da cidade, sem nenhuma preocuparão com a data e com desculpa esfarrapada resolveram comemorar a Independência do Brasil no dia 05 de outubro, ou seja, no aniversário da cidade onde será feito o desfile da independência, ou talvez a de Canaã, pois essa sim está precisando se libertar, talvez seja isso que eles querem fazer, mas seria um protesto silencioso por que tudo aqui tem que ser assim. Em entrevista ao jornal hoje Gildeon Alves da silva residente de Canaã dos Carajás há uns quatro anos diz achar o 07 de setembro uma data muito importante, mas infelizmente a administração atual está excluindo a mesma da cultura do município, disse ainda que no momento em que estava na praça apareceram várias pessoas falando que estava na esperança de ver o desfile, e que também seria o momento de está apresentando a cultura as escolas e alunos. Mas infelizmente não celebraram esse momento único.


Que com certeza é celebrado em todo país, mas a gestão pública do nosso município hoje deixou a desejar nesse sentido e isso é muito ruim para visão do município eu acredito que o dia a ser celebrado o 07 de setembro é 07 de setembro por que é uma data única e não pode ser trocada por nenhuma outra. Disse ainda com essa atitude eles podem querer celebrar o nascimento de Jesus cristo e outras festas na virada de ano para economizar dinheiro. Entrevistamos também Manuel Vaz da Silva Junior que relatou a nós que tudo isso foi falta de planejamento da secretaria e também uma falta de respeito a cultura. E por mais que nós não somos independentes por que aqui em Canaã dos Carajás agente comemoraria uma independência entre aspas mas mesmo assim teria que ter o desfile de 07 de setembro para mostrar a cultura do município. Disse ainda que tudo isso é a má divisão da arrecadação publica por que nos sabemos que dinheiro tem muito, só falta pessoas capacitadas para coordenar esses tipos de projetos. Procuramos o diretor de cultura, mas, só encontramos o professor Francisco José da Silva da secretaria de Cultura, que em entrevista disse que a prefeitura está sem condições para fazer o desfile e, que por isso colocaram para o dia 05 de outubro no aniversário da cidade com banda e fanfarra. E também porque eles começaram a ensaiar muito tarde e que não foi por falta de verba e, sim por falta de tempo, a verba até que tem é que primeiramente achamos viável até porque essa data chama a atenção da população e é uma data cívica e que por isso foi colocado no aniversário da cidade, em contradição durante entrevista quando falou que dinheiro tinha, e depois disse que até o momento ainda não havia entrado verba para entidade e, que só estava dependendo da prefeitura que não passou o dinheiro e que por isso o desfile só será realizado no aniversário da cidade. Admitiu ainda que a realização do desfile no dia 05 de outubro pode ser muito ruim, pois essas datas não têm nada á ver uma com a outra e que vai confundir a população, mas que é melhor fazer no aniversário, pois a secretaria está sem dinheiro. Quando perguntei o que eles acham que a população iria pensar disto me deu um exemplo que chamou muito minha atenção, exemplo que me foi dado, (se um filho te pede, mãe me dar um pão e você não têm você diz não filho só vou ter dinheiro amanhã), então se não tem hoje tem amanhã, e que a população tem que esperar. Disse que recebeu muitas criticas das pessoas, falou também que é muito fácil a população jogar pedra, pois quem ta dentro é que sabe das dificuldades. Ou seja, tudo isso não passa de uma falta de respeito com a população que, além disso, ainda fala que nós só sabemos jogar pedra que feio...







RAYANE PONTES

Nenhum comentário: